Dicas 15/09/2020
Como é feito teste em transformador trifásico?
Esse tipo de transformador é utilizado em contextos de alta potência elétrica, como por exemplo, postes de distribuição de energia elétrica ou cabines primárias
Fundamentais nas redes elétricas, os transformadores são aparelhos que conseguem modificar, ou seja, transformar a tensão de um circuito para outro. O transformador trifásico, por sua vez, recebe esse nome porque é equipado com três bobinas, cada uma delas composta por um circuito primário e um circuito secundário. Por conta dessa configuração, ele trabalha tanto com tensões simples, quanto compostas.


Para que serve o transformador trifásico?

De forma geral, esse tipo de transformador é utilizado em contextos de alta potência elétrica, como por exemplo, postes de distribuição de energia elétrica ou cabines primárias. Ele pode tanto elevar quanto baixar a voltagem até atingir o valor desejado, assim como converter uma tensão bifásica em trifásica ou vice-versa.

Também é interessante saber que eles são formados por um conjunto de três transformadores monofásicos, que juntos compõem esse sistema. Isso faz com que a montagem do transformador trifásico seja mais fácil e flexível, podendo atender a diferentes necessidades.


Como são feitos os testes em transformadores trifásicos?

Para garantir o suprimento de energia elétrica e evitar incidentes, todos os transformadores precisam ser submetidos a testes de rotina, para verificar a necessidade (ou não) de realizar uma manutenção preventiva ou corretiva.

Estes testes costumam incluir a verificação de resistência de isolamento; resistência dos enrolamentos do transformador; polaridade; deslocamento angular; resistência de isolamento das buchas de alta e baixa tensão.

Os testes são feitos com ajuda de equipamentos específicos, os medidores de transformadores trifásicos, que inclusive você pode conhecer melhor aqui em nosso site. Eles são capazes de detectar dados sobre o fluxo de energia para identificar quais são as tensões que estão em uso. São reconhecidos pela alta precisão.


Transformador trifásico 

Além de gerar relatórios de dados sobre a tensão, os medidores também são responsáveis pelos ensaios que determinam os padrões de funcionamento do transformador. Nesse caso, são observadas questões como magnetização, perdas de cobre e outras. O intuito é identificar discrepâncias entre os padrões ideais e reais para efeitos de manutenção, para assegurar a funcionalidade e a segurança do sistema elétrico.


Outras Vantagens

Mais uma vantagem importante desses medidores e analisadores de transformadores trifásicos é justamente a geração de relatórios com todas as informações detalhadas. Assim, é possível diagnosticar completamente as condições do transformador para que nenhum detalhe passe despercebido.

E os aparelhos modernos e digitais que nós disponibilizamos são providos de display touchscreen para facilitar a programação e visualização do ensaio, bem como a seleção de testes. Aliás, é possível testar diferentes requisitos com um mesmo analisador, o que o torna mais prático.

É fundamental que os medidores e analisadores para teste de transformadores trifásicos sejam fornecidos por empresas especializadas, sérias e competentes. Caso contrário, a qualidade da análise bem como seus resultados poderão ficar comprometidos. Por consequência, toda a região de funcionamento desse transformador estará correndo algum tipo de risco.